domingo, 20 de maio de 2018

Tomate Seco de Micro-ondas;



🔺Receita (I)

Ingredientes;


6 tomates cortados ao meio no sentido do comprimento sem sementes
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Azeite Temperado;

1 colher (chá) de alho laminado
1 colher (sopa) rasa de orégano
sal a gosto
azeite até cobrir os tomates

Preparo;

Numa peneira coloque 6 tomates cortados ao meio no sentido do comprimento sem sementes, 1 colher (sobremesa) de açúcar e 1 colher (chá) de sal, misture bem e deixe escorrendo a água por 30 minutos.

1ª Etapa

Num prato de micro-ondas (20 litros) forrado com papel absorvente coloque os tomates (escorridos) com a pele para cima e leve ao microondas em potência alta por 10 minutos.

2ª Etapa

Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente.

Coloque novamente os tomates com a pele para cima sobre papel absorvente no prato e leve ao microondas em potência alta por 5 minutos.

Repita este procedimento trocando o papel absorvente e apertando cada tomate com um garfo a cada etapa.

3ª ETAPA: + 5 MINUTOS

4ª ETAPA: + 5 MINUTOS

5ª ETAPA: + 2 MINUTOS

6ª ETAPA: 

Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque-os sobre novo papel absorvente no prato com a pele virada para baixo e leve ao micro-ondas por 2 minutos.

7ª ETAPA: 

Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque-os sobre novo papel absorvente no prato com a pele virada para cima e leve ao micro-ondas por 1 minuto.

Após todas as etapas retire os tomates do microondas e deixe-os esfriarem. Depois de frios coloque-os numa tigela (ou vidro esterilizado) e cubra-os com azeite temperado com orégano e alho laminado. Sempre deixe-os cobertos com azeite para conservá-los por mais tempo.

Azeite temperado:

Numa tigela coloque 1 colher (chá) de alho laminado, 1 colher (sopa) rasa de orégano, sal e azeite até cobrir os tomates e misture bem. Numa tigela (ou vidro com tampa) coloque os tomates secos e regue com o azeite temperado até cobrir todos os tomates.


🔺Receita (II)

5 tomates pequenos, maduros e sem sementes, cortados em 4 partes iguais
1 colher (chá) de AJI-SAL®
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de vinagre
meia xícara (chá) de azeite de oliva (100 ml)
1 sachê Tempero SAZÓN® Amarelo

Preparo;

Em um prato grande, disponha os tomates com a pele voltada para baixo, salpique homogeneamente o AJI-SAL® e o açúcar, e leve ao micro-ondas por 5 minutos, na potência alta. Escorra o líquido formado e volte ao micro-ondas por mais 5 minutos, ou até estarem macios.

Dobre os pedaços de tomate ao meio, mantendo a pele por fora, e retorne ao micro-ondas por mais 3 minutos ainda na potência alta, ou até os tomates murcharem.

Retire do forno, escorra novamente e volte ao micro-ondas por mais 3 minutos, ou até que a pele dos tomates estejam secas e enrugadas.

Deixe esfriar, transfira para um pote hermético e misture delicadamente o vinagre, o azeite e Tempero SAZÓN®.

Deixe tomar gosto de um dia para o outro, na geladeira. Sirva com saladas, massas ou bruschettas.

O cozimento no microondas deve ser gradual e pausado para que o líquido formado pelos tomates seja sempre escorrido, possibilitando a desidratação do vegetal.

Com o cozimento, a polpa do tomate tende a se soltar da casca. Para não deixar que isso ocorra, com o auxílio de um garfo, vá acomodando a polpa dentro da pele.


🔺Receita (III)


1 kg de tomates bem maduros
Sal
Açúcar
Vinagre
Azeitonas pretas
2 dentes de alho cortados em cubinhos
Azeite de oliva (de melhor qualidade)
Orégano ou ervas finas
1 xícara de caldo de carne ou legumes (dissolvido em 1 xícara de água fervente)

Preparo;

Lave os tomates, seque-os. Parta ao meio, retire as semetes. Disponha-os em um prato voltados para cima, salpique sal e açúcar, na proporção: a cada 2 punhados de açúcar 1 de sal.

Regue cada parte do tomate com uma colher (café) de vinagre. Leve ao micro-ondas na potência máxima por 12 a 15 minutos. Na metade do tempo, abra e retire a água que se formou. 

Acompanhe para que os tomates não queimem. Eles deverão ficar muchos, mas macios. Se preciso reduza ou aumente o tempo no micro-ondas.

Em outro recepiente, misture o caldo de carne ou legumes, o alho, as azeitonas cortadas em cubinhos bem pequenos, o orégano ou ervas finas e coloque azeite suficiente para cobrir os tomates (desidratados). Acerte o sal

Em um recipiente, de preferência hermético, faça camadas intercalando o líquido com os tomates, começando com o líquido. Deixe curtir na geladeira por 2 dias. Sirva em saladas, faça patês, use em tortas

Nenhum comentário:

Postar um comentário