terça-feira, 15 de maio de 2018

Óleos de Origem Vegetal;



Óleos de Cozinha;


Os óleos vegetais trazem benefícios à saúde e oferecem, em média, 115 calorias por colher de sopa. Mas cada um tem personalidade própria:


🔺Óleo de Algodão

Extraído da semente que também é conhecida como caroço do algodão. A utilização do caroço de algodão na produção de óleo alimentício só foi possível depois que se conseguiu sua desodorização.

O óleo de caroço de algodão tem um leve sabor de castanha, geralmente é límpido de cor dourada claro ao amarelo avermelhado, como os demais óleos seu grau da cor depende do grau de refinamento.

O óleo e muito utilizado no setor de comestíveis, como óleo para saladas e maioneses, molho de saladas e marinados. 


Como óleo de cozinha é usado em frituras, tanto em cozinhas comerciais como nas caseiras, em margarinas é ideal para se obter bons cozidos ou bolo. 

Contém uma mistura de ácidos graxos saturados e insaturados, sendo o principal componente o ácido linoleico (ômega-6) e ácido oleico (ômega-9). O óleo é rico em tocoferol, um antioxidante natural o qual possui variados graus de vitamina E.


🔺Óleo de Amendoim:

Apresenta cor amarelo pálido, odor e sabor suave característico. Com vitamina E e ômega 6, tem ponto de saturação de 220 ºC e, por isso, é recomendado para frituras. Também dá sabor a pratos frios.


🔺Óleo de Arroz


Refinado é um óleo de cor amarelada, inodoro e insípido. Comparado aos outros óleos, este tipo é 20% menos absorvido pelos alimentos e, por isso, é um dos mais indicados para frituras.


🔺Óleo de Coco:

Prensado a frio, quando submetido a altas temperaturas, não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. Tem ação antioxidante e imune estimulante. 

Estudos sugerem ainda sua ação termo genica, coadjuvante nos processos de emagrecimento, porém, a gordura do coco é altamente saturada e deve ser consumida com moderação.


🔺Óleo de Canola:

Tem coloração amarelada com sabor e odor característico, é rico em ômega 3, 6 e 9 e, como o óleo de girassol, é rico em gorduras monoinsaturadas e previne doenças cardiovasculares. Ideal para peixes, legumes e verduras.


🔺Óleo de Gergelim:

Também conhecido como óleo de sésamo, é extraído da semente um óleo de cor amarelo claro com sabor característico e agradável. 


É rico em ômegas 6 e 9, funcionando como antioxidante, apresenta alta estabilidade química. 

Na cozinha, dá um toque especial a receitas orientais, mediterrâneas e saladas.


🔺Óleo de Girassol:

É um óleo límpido, de cor amarelo dourado claro, com odor e sabor suave característico. Com ômegas 3, 6 e 9 e vitamina E, é rico em gorduras monoinsaturadas, que aumentam o colesterol HDL (bom) e reduzem o LDL (ruim). 

É bastante utilizado para o preparo de alimentos como saladas, cozidos, conservas e pratos finos, além do uso na própria indústria alimentícia, cosmética, farmacêutica. 

Devido à sua composição química é um dos óleos mais recomendados, do ponto de vista nutricional, para a utilização no preparo dos alimentos.


🔺Óleo de Linhaça:

Fonte de ômegas 3 e 6 na proporção ideal. Estudos mostram sua ação na redução do colesterol, na proteção de neurônios e também na inibição de fatores inflamatórios. Pode ser misturado ao azeite e usado para temperar saladas.


🔺Macadame:

Fonte de ômegas 7 e 9. Estudos mostram que seu consumo auxilia na redução das taxas de colesterol total e LDL. Usado em receitas, saladas e refogados.


🔺Óleo de Milho:


Originário do gérmen do milho, apresenta cor amarelo claro, odor e sabor suave característico. Contém ômega 3 e 6 e baixo teor de gordura saturada. É bom para massas doces. Em confeitaria, é o óleo mais usado.


🔺Óleo / Azeite de Oliva:

O azeite de oliva é extraído da fruta da oliveira, árvore natural da região do Mediterrâneo. Óleo de oliva é o óleo obtido a partir de azeite virgem. (ver o item azeite de oliva)


🔺Óleo de Palma:

Também conhecido como óleo de dendê, é extraído da polpa do fruto e tem coloração levemente amarelo avermelhado. É rico em tocoferol (vitamina E). Dentre as finalidades alimentícias, pode-se citar: azeite de dendê, margarinas, sorvetes e bolachas, entre outras.


🔺Óleo de Soja:

É o óleo mais consumido mundialmente. Apresenta cor levemente amarelado, límpido, com odor e sabor suave característico. Com ômega 3, 6 e 9, ajuda a regular os níveis de colesterol. Vai bem em doces ou salgados, especialmente frituras.


🔺Óleo de Uva:

Extraído da semente da uva, apresenta cor amarelo esverdeado, sabor agradável e odor característico. Contém altos índices de ácido linoleico (ômega-6) e é altamente rico em tocoferol (vitamina E). 


*É bastante utilizado em geleias, tortas, sucos e outros alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário