domingo, 13 de maio de 2018

Molho Pesto;



🔺Receita (I)

Ingredientes;


3 xícaras (125 g) de folhas frescas de manjericão
1 1/2 xícara (175 g) de nozes picadas
4 dentes de alho, descascados
4 colheres (sopa) (20 g) de queijo parmesão ralado
1 xícara (240 ml) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Preparo;

Em um processador de alimentos, bata as folhas de manjericão, as nozes, o alho e o queijo. Aos poucos, acrescente o azeite. Tempere com sal e pimenta. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira.


🔺Receita (II)

No início o pesto era utilizado como um molho para “ pasta“ fresca.
Agora, descobrimos que dá sabor ao pão, às massas, às batatas e aos pratos de peixes e carnes.

Cortar a baguete francesa em pedaços pequenos.Espalhar um pouco de pesto e por cima pôr um pouco de queijo ralado ou mozarela. Deixar derreter um pouco no forno.

Simplesmente delicioso. Servir como aperitivo ou “antipasti”. A maneira mais tradicional: misturar uma colher de pesto a massa fresca cozida.

Adicionar vinagre Balsâmico branco, um pouco de azeite virgem e uma colher de chá de pesto .É uma forma rápida e agradável de preparar um molho para uma salada verde.

Misturar um pouco de pesto a espinafres ou massa cozida.Juntar tomatinhos a seu gosto.Colocar tudo junto num prato de ir ao forno, espalhar um pouco de queijo ralado e deixar derreter no forno. 

Um excelente, fácil e rápido prato vegetariano. Juntar um pouco de pesto na sua sopa. Um sabor supreendente! Cortar vários vegetais em fatias (por exemplo: beringela, courgette) e grelhe-os. 

Antes de os servir, ponho um pouco de pesto por cima. Servir como aperitivo ou acompanhamento de um prato de carne ou peixe. Pesto , numa fatia de pão com queijo ou carne – uma fonte extra de energia.

Pôr num prato de ir ao forno várias camadas de batatas em rodelas. Espalhar um pouco de pesto, em cada camada. No fim deitar uma mistura de queijo e ovo, (sal e pimenta se necessário). 

Deixar assar lentamente.Terá um gratinado muito especial. Esvaziar o interior de alguns tomates miniatura, e rechear, com uma mistura de natas azedas e pesto. Um delicioso aperitivo.

Frite vários vegetais em azeite de alho mexendo-os continuamente. Quando estiver a terminar, acrescente algumas colheres de chá de pesto seco.Um delicioso acompanhamento.


🔺Receita (III)

Ingredientes:


10 folhas frescas de manjericão (ou 1 maço)
2 dentes de alho
1/2 xic.(chá)de azeite extra virgem
1/2 xic.(chá) de nozes já moidas
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Preparo:

Triture no liquidificador: primeiro o azeite com o alho, depois acrescente o manjerição, as nozes e o parmesão até obter um creme firme.

Quando a mistura estiver bem homogênea prove o sal e acrescente mais se quiser. Guardar na geladeira em um pote de vidro já esterilizado.
Dura até 1 mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário