sexta-feira, 4 de maio de 2018

Margarina ou Manteiga;

web

Diferença entre Margarina e Manteiga

Elas estão em nove de cada dez cafés da manhã tipicamente brasileiros e são alvo de debates acirrados entre pesquisadores. Em jogo, o título de vilã ou mocinha da boa mesa. 

Apesar de tanto a margarina quanto a manteiga serem feitas de gorduras, ao comparar a composição e valores nutricionais das duas é fácil chegar a conclusão de que são alimentos bem diferentes. 

Afinal, qual é mais saudável? Veja as vantagens e desvantagens de cada uma.

Manteiga;


É um dos derivados do leite, feito com nata batida. Há dois tipos de gorduras alimentares: as saturadas (sólidas a temperatura ambiente) e as insaturadas (líquidas). 

“A ingestão recomendada de gordura na dieta é de, no mínimo, 20% e, no máximo, 30% do total de calorias, sugerindo também uma proporção aproximadamente igual entre os ácidos graxos saturados e insaturados”,

Mais colesterol:

Como é natural, a manteiga não tem gordura hidrogenada nem interesesterificada, portanto é sempre zero trans.

Essa é uma das vantagens do alimento, mais fácil de ser metabolizado. Por outro lado, a quantidade de gordura saturada e, consequentemente, de colesterol, é bem mais alta.

Calorias:

“Qualquer gordura tem 9 calorias por grama”, diz a médica nutróloga Marcella Garcez Duarte, representante da Associação Brasileira de Nutrologia no Paraná.

A concentração de lipídios na manteiga é maior do que na margarina, que tem 16% a 35% de água na composição.  A manteiga, portanto, acaba sendo mais calórica.

A manteiga já foi vista como prejudicial à saúde por ser fonte de colesterol. “Hoje sabe-se que o seu consumo moderado não é o grande causador da obesidade e das doenças cardíacas. 

Estudos indicam que os maiores problemas estão no consumo de gorduras trans e na ingestão excessiva de ácidos graxos ômega 6 combinado a pequeno consumo de ácidos graxos ômega 3”, afirma 

Cinthia Bittencourt Spricigo, engenheira de alimentos professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Recomendação:


Pessoas que não têm altos níveis de colesterol podem comer manteiga sem preocupação. “Nosso organismo tem enzimas para digerir a gordura saturada. É muito mais fácil metabolizar essa gordura natural do que as modificadas quimicamente”, diz Marcella.

Origem vegetal;

As margarinas são feitas a partir de óleos vegetais líquidos que passam por um processo químico para se tornarem sólidos e cremosos. O leite ou derivados é um ingrediente obrigatório, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a regulamentação, a porcentagem de gordura deve ficar entre 64% e 82%.

Zero trans

Quase todas as margarinas vendidas têm a marcação de zero trans no rótulo. Isso quer dizer que o alimento tem de zero a 0,3 gramas de gordura trans por porção, de acordo com recomendações da Anvisa. 

A partir de 2003, quando se passou a exigir que a quantidade de trans viesse descrita nos rótulos, os fabricantes procuraram eliminar o ingrediente da composição dos alimentos. 

Mesmo assim, algumas margarinas ainda têm. “É uma gordura que nosso corpo não reconhece, é vista pelo sistema digestivo como se fosse um polímero, um plástico. 

Ela acumula nas artérias e, a longo prazo, é muito mais nociva do que a gordura saturada”, explica a nutróloga Marcella.

Modificada quimicamente:

“Todas as margarinas com zero trans tem gordura interesterificada”, alerta Marcella.

Foi uma forma de os fabricantes substituírem a trans sem fazer com que os produtos ficassem menos cremosos. Essa gordura é um óleo vegetal modificado quimicamente. 

Como o processo é recente, não há conclusões sobre qual seria a reação do organismo humano em relação a esse tipo de lipídio.

“Os primeiros resultados não são favoráveis. É provável que ela não seja metabolizada como a trans.”

Porcentagem de lipídios:

Quanto mais lipídios uma margarina tem, mais calórica e mais cremosa ela se torna. Eles não fazem mal, desde que não sejam consumidos em excesso. A margarina light tem uma porcentagem menor.

De olho do rótulo:


O melhor jeito de escolher margarinas é conferindo o rótulo. “Algumas possuem menos sal, outras contêm vitaminas, maiores teores de ômega 3 e menores teores de gordura saturada, o que pode torná-las mais saudáveis do que outras que não têm essas características”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário