sexta-feira, 4 de maio de 2018

Doce de Leite;



🔺Receita (I)

Ingredientes:


2 litros e meio de leite
700 gs de açucar
1 colher (sp) de maizena
1 colher (sp) de pó royal

Preparo;

Colocar todos os ingredientes numa panela ou caldeirão grande. Misturar bem mexendo com uma colher de pau e levar ao fogo. Deixe ferver até dar consistência de mingau ralo.

*Se quiser coloque um pires no fundo do caldeirão para que o leite não suba.


🔺Receita (II)

2 litros de leite
4 xícaras de açúcar

Preparo;


Coloque o leite e o açúcar em uma panela grande de fundo largo
Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter fervura (cerca de 15 minutos).

Diminua o fogo e continue mexendo até obter um doce marrom claro de consistência cremosa (cerca de 45 minutos).


Passe o doce para um refratário, deixe esfriar bem e sirva colheradas em pratos de sobremesa com fatias de queijo branco.

*É possível adicionar ameixas pretas previamente aferventadas, coco ralado, passas maceradas ao rum, nozes picadas ou figo em calda. Para obter um doce com textura bem delicada e cremosa, é preciso mexer o leite sem parar para dissolver por completo o açúcar.


🔺Receita (III)

4 xícaras grandes de açúcar;
2 litros de leite;

Passo a Passo;

Para fazer o doce de leite tradicional pegue uma panela grande com profundidade, de preferência bem espessa para não esquentar excessivamente em pouco tempo e queimar o doce de leite.

Despeje os 2 litros de leite dentro do recipiente, leve ao fogo em 180°C, deixando ferver por 15 minutos. Quando isso acontecer, pegue as 4 xícaras de açúcar e misture com o leite, mexendo-o com a ajuda de uma colher de pau.

Em hipótese alguma deixe de mexer a mistura, pois isso pode fazer com que ela queime. Após 20 minutos abaixe o fogo e siga mexendo no sentido horário e anti-horário.

Com mais 10 minutos é possível notar que a mistura está engrossando e obtendo uma cor marrom, nesta etapa é preciso mexer ainda mais rápido para que o líquido não grude no fundo da panela.

Repita o processo por mais 25 minutos e desligue o fogo, deixando o doce amornar. Na sequência, é só despejar o doce de leite em um refratário e consumir. Para preservar o doce é recomendado mantê-lo na geladeira.


🔺Doce De Leite Cremoso Com Chocolate

Ingredientes:


2 xícaras de açúcar;
2 litros de leite;
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
100 gramas de chocolate em barra;

Passo a Passo;

Para fazer o doce de leite cremoso com chocolate pegue uma panela grande e com profundidade, leve ao fogo com temperatura de 180°C, adicione os 2 litros de leite e deixe ferver por 15 minutos.

Na sequência, adicione as 2 xícaras de açúcar e mexa com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea. Siga mexendo por mais 20 minutos e abaixe o fogo.

Feito isso, acrescente os 100 gramas de chocolate em barra e volte a mexer com mais intensidade por 20 minutos para que o ingrediente se desintegre e seja absorvido pela mistura.

A partir daí o doce de leite vai atingir uma consistência mais densa, adicione a colher de bicarbonato de sódio e aguarde mais 15 minutos. Por fim, é só desligar o fogo e aguardar o doce de leite esfriar.

Doce De Leite Sólido;

700 gramas de açúcar;
1 litro de leite de vaca puro ou pasteurizado;

Passo a Passo;

Para fazer o doce de leite sólido pegue um tacho de alumínio e leve ao fogo em temperatura de 180°C, adicione o litro de leite de vaca puro e deixe ferver por 15 minutos, tomando cuidado para que a fervura não suba.

Na próxima etapa, acrescente os 700 gramas de açúcar, mexendo bem com uma colher de pau para dissolver o ingrediente.

Siga mexendo a mistura por 30 minutos ou até que ela engrosse e fique com uma cor marrom.

Quando isso acontecer, coloque luvas de cozinheiro nas mãos, pegue a panela e leve para baixo da torneira e ligue-a, molhando apenas as laterais do recipiente para dar um choque térmico, mudando a textura do doce de leite e deixando-o mais grosso.

Para finalizar, despeje o doce em uma fôrma, deixe-o esfriar por aproximadamente 30 minutos. Pegue uma faca e corte a massa em quadrados no tamanho desejado.

Se quiser deixar o produto mais sólido, leve-o para a geladeira por 1 hora, mas cuidado para que não fique muito duro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário