domingo, 22 de abril de 2018

Receitas com Fava Tonka;



🔺Receita (I)

Madalenas em Calda de Fava Tonka


1/2 xícara de chá de manteiga
1/3 xícara de chá + 1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de açúcar
3 ovos
1/2 colher de chá de fermento em pó
Sal a gosto

Calda;

15 sementes de fava tonka
2 1/2 xícaras de chá de água
3 xícaras de chá de açúcar
Açúcar cristalizado para decorar
Calda de cereja para decorar

Preparo:


Unte 30 forminhas de empada de 5 cm de diâmetro com a manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. Em uma batedeira, bata a manteiga com 1/2 xícara (chá) de açúcar até ficar cremoso.

Junte os ovos e bata até encorpar. Misture a farinha de trigo, o fermento e o sal aos poucos, batendo sempre. Distribua a massa nas forminhas e asse em forno pré aquecido a 150 º, por 15 minutos.

Calda:

Deixe as sementes de fava tonka em 1/2 xícara (chá) de água por 10 dias. Ferva 2 xícaras de chá de água com o açúcar até formar uma calda. Junte a infusão e ferva por 2 minutos.

Banhe as madalenas na calda e escorra em uma peneira. Passe-as no açúcar cristalizado. Enfeite-as com uma gota de calda de cereja e sirva.


🔺Receita (II)

Pudim de Fava Tonka com Morangos Derretidos


1 litro de leite
200 ml de açúcar
1 semente de Cumaru
6 ovos
300 gramas de morangos congelados e depois descongelados com seu suco

Preparo:

Aqueça o forno a 180C e ferva cerca de um litro de água para o banho-maria. Numa panela de fundo grosso coloque o leite e a semente de cumaru. Leve ao fogo médio e deixe que ferva lentamente.


Numa tigela grande misture com um fouet o açúcar aos ovos, batendo bem para arear. Quando o leite ferver coloque o leite fervendo sobre a mistura de ovos e açúcar, mexendo vigorosamente enquanto transfere o leite.

Coloque o leite aos poucos sem parar de bater a mistura com o fouet para os ovos não talharem. É uma coisa que demanda a habilidade de usar os dois braços ao mesmo tempo, com um braço batem-se os ovos e com a outra se segura com cuidado a panela de onde jorra o leite fervido.

Parece complicado, mas não é, mas leite quente é leite quente. Com uma colher remova a semente de Cumaru e retire a espumosinha do leite que forma na superfície do pudim.

Quando vamos desenformar não precisa remover espuma, mas quando vai ser servido no copo pode ficar mais bonito sem marcas de espuma. Divida a mistura nos copinhos ou potes com calda.

Coloque os copinhos numa forma grande e cubra com água fervendo até atingir um pouco abaixo da metade da altura dos pote/copos. Asse por 25 a 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar totalmente. Leve para gelar e sirva com os morangos descongelados.


🔺Receita (III)


Doce de Leite com Cumaru


1 litro de leite desnatado
300 ml de açúcar
uma boa pitada de bicarbonato de sódio
1 semente de cumari

Preparo:


Coloque o leite, o açúcar e a semente de Cumaru numa panela de fundo grosso com capacidade para pelo menos o dobro da quantidade de leite em açúcar (no caso, 3 litros) e sobre fogo médio deixe que o leite ferva.

Acompanhe o leite como um cão de guarda, mexendo de vez em quando e retire a panela do fogo imediatamente na hora que ferver, pois o leite vai querer subir e transbordar. Uma panela grande é importante por isso.

Adicione o bicarbonato (vai espumar) e devolva a panela ao fogão e reduza o fogo para médio-baixo. Deixe que cozinhe por uma hora, mexendo o tempo, sempre que possível.

Quanto mais você mexer o doce menos ele vai talhar, pois não vai ser possível deixar que as bolinhas de leite se formem no fundo da panela. Depois de uma hora de cozimento em fogo médio-baixo o doce deverá estar totalmente no ponto.

Quando começar a engrossar faça o teste do pires gelado. Retire do fogo e divida o doce em vidros esterilizados. Feche corretamente para formar vácuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário