quinta-feira, 12 de abril de 2018

Malabie ou Manjar com Miski;



O miski, mastiha, misque ou mastic é uma resina vegetal, obtido pela perfuração da casca da aroeira (Pistacia Lentiscus - árvore da mesma família do pistache); a colheita é feita entre os meses de junho a outubro e a produção é bastante limitada, o quê encarece o produto e o eleva ao patamar de “iguaria”.




Ingredientes:

800 ml de leite integral
40 g de leite em pó
50 g de amido de milho
50 g de açúcar
1 pacotinho de miski

Calda de Damascos;

100 g de damascos secos
200 ml de água
125 g de açúcar refinado
5 ml de água de flor de laranjeira

Preparo:

Para preparar o manjar, dissolva o leite em pó no leite integral, junte parte do açúcar e o amido de milho, leve ao fogo médio mexendo constantemente até que engrosse.

O miski deve ser acrescentado no manjar ao término do cozimento, e com o fogo apagado. Para ser usado o miski precisa ser amassado com algum abrasivo, por exemplo o açúcar restante da receita.

Junte ao manjar e mexa até que dissolva. Disponha em taças de vidro, cubra com a calda e leve pra gelar por cerca de 4 horas.

Para a calda;


Hidrate os damascos em 200 ml de água por cerca de 8 horas. Coloque o damasco com a água em uma panela e leve ao fogo, junte o açúcar e deixe cozinhar, mexendo de vez enquanto.

Caso seja necessário, acrescente mais água. Cozinhe em fogo baixo até os damascos poderem ser desmanchados com um garfo, formando uma calda não muito grossa, junte a água de flor de laranjeira. 


*Esfrie e use para cobrir o manjar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário