terça-feira, 10 de abril de 2018

Berinjelas com Molho de Missô;



Missô é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pas ta usada principalmente para fazer a sopa de missô ou missoshiro, dissolvido em água quente, misturado com alguns vegetais e legumes.

Shiromiso:

Tem coloração mais clara e sabor mais suave. Pode ser usado como base de muitos pratos e variados tipos de alimentos como uma alternativa de tempero leve e saboroso nas preparações do seu dia-a-dia.
Akamiso:

Por possuir soja na maior parte de sua formulação, apresenta coloração e sabor mais acentuados. Ideal para dar um toque especial nos mais variados pratos, como sopas, pães, carnes, feijão, legumes, entre outros.

Para se escolher um bom missô, ele deve apresentar uma cor viva e brilhante (nunca acinzentada ou irregular), ter um aroma agradável (não ácido, químico ou ter aroma excessivamente acentuado de soja) e ter uma textura suave.


Berinjelas com Molho de Missô;



Ingredientes:

1/2 colher de sobremesa de gergelim branco torrado
óleo para fritar
2 berinjelas

Molho;

5 colheres de sopa de missô
1 gema de ovo
6 colheres de sopa de saquê
5 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água

Preparo:

Corte a berinjela em fatias finas (1 cm) e frite-as em óleo quente. Derrame o molho sobre as berinjelas fritas e salpique as sementes de gergelim por cima.

Molho:

Coloque os ingredientes do molho em uma panela, misture bem e reduza em fogo baixo por dez minutos ou até engrossar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário