domingo, 28 de janeiro de 2018

Bolo Kransekake / Kranskake:



 


đŸ”șReceita (I)

Ingredientes para 18 cĂ­rculos:


500 g de amĂȘndoas
500 g de açĂșcar cristal
4 claras de ovo

O vidrado:

1/2 clara de ovo
1,25 decilitro açĂșcar cristal
Meio colher de chĂĄ de sumo de limĂŁo ou essĂȘncia de rum

Preparo:

Moa as amĂȘndoas. Primeiro pode escaldar a metade. Peneire o açĂșcar cristal e misture as claras atĂ© ter uma massa conveniente. A massa deve repousar atĂ© ao dia seguinte.

Rebole a massa até à grossura dum dedo e ponha ela numas formas depois de lubrificadas. Ponha as formas em tabuleiros e coza no forno durante 10 minutos. Arrefeça completamente antes de retirar os círculos.

Encha um cartucho de papel com o vidrado de açĂșcar e deite o em cima dos cĂ­rculos, em riscos de ziguezague. Vai funcionar Ă  maneira de uma cola. Comece com o circulo maior e ponha os cĂ­rculos um por um.

O cĂ­rculo mais pequeno vai no topo. Pode decorar com bandeiras e fire crackers (foguetes). Precisa de formas especiais para fazer este bolo.


đŸ”șReceita (II)

Ingredientes:

300 g de amĂȘndoa moĂ­da
300 g de açĂșcar em pĂł
4 claras
Farinha para polvilhar

Glace:

50 g de açĂșcar em pĂł
Sumo de limĂŁo q.b.

Preparo:

Por o açĂșcar em pĂł numa tigela, junte a amĂȘndoa moĂ­da e as claras e misture muito bem. Depois molde quatro argolas com a mistura, cada uma delas um pouco mais pequena do que a anterior.

Disponha as argolas num tabuleiro polvilhado com farinha, leve ao forno prĂ©-aquecido a 180ÂșC atĂ© que fiquem cozidas e douradinhas, retire e deixe arrefecer. Faça a glace: numa tigela, misture bem o açĂșcar em pĂł com um pouco de sumo de limĂŁo.

Disponha as argolas umas sobre as outras, começando com a maior e terminando com a mais pequena. Deite a glace num canudo de papel, faça um corte fino na ponta, decore como vĂȘ na foto e sirva. Pode polvilhar com açĂșcar em pĂł.


đŸ”șReceita (III)

250g de açĂșcar de confeiteiro peneirado, alĂ©m de mais para servir
2 claras de ovo
750g de pasta de amĂȘndoas (pelo menos 50% de amĂȘndoas moĂ­das)
400g de pistaches finamente picados
300g de chocolate amargo derretido

Preparo:

Misture o açĂșcar de confeiteiro e a maioria das claras, em uma tigela, para formar uma pasta lĂ­quida. Amasse a pasta de amĂȘndoas para amaciar, em seguida, abra-a em um disco grosso.

Pouco a pouco, incorpore a pasta de açĂșcar de confeiteiro na pasta de amĂȘndoas atĂ© que vocĂȘ tenha uma massa uniforme; amasse usando as mĂŁos.

Molde a massa em uma bola, depois role-a no formato de um cilindro e embrulhe usando um plĂĄstico. Refrigere por pelo menos 4 horas.

Preaqueça o forno a 190 graus C. Forre uma assadeira com papel manteiga. Corte a massa em 4 pedaços. Molde cada pedaço em uma corda longa, com cerca de 0,75cm de espessura.

Coloque os pistaches em uma assadeira grande e, gentilmente, role a massa nos pistaches para revestir. Pressione suavemente a parte superior das cordas de massa com a base da mĂŁo para alisĂĄ-las ligeiramente – isso facilitarĂĄ a formação dos anĂ©is. Passe uma espĂĄtula embaixo das cordas para soltar.

Corte a massa em tiras (estas se tornarĂŁo os anĂ©is): a menor faixa deve medir 7,5cm; a prĂłxima, 10cm; e assim por diante. Continue acrescentando 2,5cm atĂ© a Ășltima (maior) tira, que deverĂĄ medir 13cm de comprimento.

Forme anĂ©is com as tiras e pressione as bordas juntas para selar. Certifique-se de que a superfĂ­cie curva estĂĄ na parte externa dos anĂ©is. (Os anĂ©is menores serĂŁo os mais difĂ­ceis de fazer, entĂŁo molde-os com cuidado.)

Coloque os anĂ©is nas assadeiras preparadas. Coloque um pedaço de papel manteiga em cima de cada um dos anĂ©is. Posicione uma assadeira vazia sobre o papel manteiga e pressione-o suavemente para nivelar a parte superior dos anĂ©is.

Retire a forma e o papel manteiga que estão por cima e asse os anéis, de 10 a 12 minutos, até ficarem levemente dourados. Uma vez que os anéis esfriem, comece a construir a torre.

Mergulhe a base do maior anel no chocolate derretido e coloque-o, com o lado do chocolate para baixo, no centro de uma travessa. 

Repita com os anĂ©is restantes, empilhando-o um sobre o outro, do maior ao menor, atĂ© a torre estar completa. Polvilhe com açĂșcar de confeiteiro antes de servir.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio