segunda-feira, 17 de julho de 2017

Receita Pão Italiano.



Receita (I) - Pão Italiano / Rendimento: 04 pães de 350 g cada


1 kg de farinha especial
15g de fermento biológico fresco
300 g de levain ( fermento natural)
10 g de sal
45 g de açúcar
550 ml de água filtrada ou mineral

Preparo

Algumas Observações:


1- Como expliquei acima massas em geral ( salvo receitas específicas ) sempre começamos separando os ingredientes secos, dos pastosos e líquidos e por último os saborizantes. Use isso como regra geral e fará deliciosos pães...


2- Sempre que for fazer uma receita aqui não esqueça de ler as Dicas & Segredos que enumerei acima para o sucesso da sua receita.

3- Aqui ensino misturar a massa na mesa ou começar em um bowl e depois sovar na mesa, até hoje não constatei diferença na receita final, entre uma e outra forma se amassamento, por isso escolha a sua preferida.

Esponja

1- Junte o fermento biológico fresco com o açúcar e deixe por 15 minutos, se "suar", beleza!!! o fermento tá 10 !!!

2- Junte as 300 g de Levain e 150 ml de água dissolva
Junte 400 g de farinha e misture até obter uma massa pastosa e ligosa
Cubra com um pano e deixe fermentar por 1 hora.

Reforço


1- Junte a farinha de trigo restante e o sal e misture bem.
Dissolva a esponja crescida no resto da água descrita na receita e misture a mistura de farinha e sal do item anterior

2- Amasse bem e sove a massa delicadamente com movimentos de fora para dentro e com harmonia e calma até ela se encorporarem e tudo ficar homogêneo e liso. Como já disse a massa precisa desprender das mãos, estar macia e com liga, para que o pão fique firme e saboroso.

3- Se tiver alguma dificuldade observe o vídeo abaixo.
Embole a massa como ensino no vídeo, polvilhe um bowl com farinha de trigo ajeite a massa, polvilhe mais farinha por cima e leve para fermentação em um local seco e fresco por 3 horas.

4- Depois de crescida, corte em 4 partes iguais, amasse novamente em forma de bolas e ajeite já na assadeira untada que vai ao forno e acomode em geladeira ( 10 a 12 ºC ) por 2 horas ( chamamos de fermentação assitida ) coberta com pano de algodão ou película PVC ( não esqueça de polvilhar farinha nos pães para não grudar ).

5- Retire da geladeira os pães e deixe fermentar fora por mais 1 hora, após isso faça alguns cortes com estilete culinário ou gilette em cima da forma que vc achar legal....como ensinei no vídeo.

6- Leve ao forno pré-aquecido e já vaporizado ( lembra do truque da forma no forno quente e vc joga água fria nela pra formar vapor, antes de colocar a fornada !!!) a 190ºC por até 1 h ate 1 h10min.

7- Quando estiverem assados e dourados ao seu gosto estarão prontos !!! não esqueça que devem ser retirados da bandeja logo depois de assados e deixados em uma grade ou superfície aerada para não ficarem úmidos e moles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário