domingo, 9 de julho de 2017

Pão Italiano de Banha e Semolina;



Receita (I)

Pão Italiano de Banha e Semolina / 4 pães de 350g


500 de farinha de trigo especial + 500 g de Semolina
500 ml de água
45 g de fermento biológico fresco ( 15 g do seco)
100 g de Banha de Porco
2 colheres de sopa de Açúcar
1 colher de sopa sal rasa.

Preparo;

Misture as farinhas e reserve-as. Dissolva o fermento biológico em 250 ml de água e o açúcar e dissolva bem, junte 400 g do kilo das farinhas misturadas e faça uma esponja.

Aguarde levitar ( entre 30 minutos a 45 minutos, em dia frio acrescente mais 15 g de fermento) e acrescente a água restante e a banha à esta mistura e dissolva-os completamente.

Acrescente a Mistura de Farinha restante e misture gradativo até obter uma massa lisa e homogênea.

*Não esqueça que farinhas tem coeficientes de absorção de umidade diferentes conforme sua armazenagem e processos, por isso se precisar de mais farinha para dar o ponto necessário, use gradativamente e em leve proporções ate chegar aonde necessite.

Deixe a massa em descanso por 1 hora até dobrar de volume.- Divida a massa em 4 partes iguais e boleie, ajeite nas assadeiras...deixe fermentar por + 1 hora.

Leve ao forno pré-aquecido e já vaporizado ( lembra do truque da forma no forno quente e vc joga água fria nela pra formar vapor, antes de colocar a fornada !!!) a 190ºC por até 1 h ate 1 10min.

Quando estiverem assados e dourados ao seu gosto estarão prontos !!! não esqueça que devem ser retirados da bandeja logo depois de assados e deixados em uma grade ou superfície aerada para não ficarem úmidos e moles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário