segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Receita Bolo Fofo de Fuba:



🔺Receita (I)

4 ovos
1 xícara (de chá) de leite
1 xícara (de chá) de óleo (menos 1 dedo)
1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar
1 xícara (de chá) de fubá (o mimoso, aquele fino)
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de chá) de erva doce (opcional)
1 colher (de sopa) de fermento de bolo

Preparo:

Coloque no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e o açúcar, bata para misturar tudo. Em uma tigela coloque o fubá, a farinha de trigo e a erva doce e misture esses ingredientes secos. 

Despeje o líquido do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture bem. Fica bem líquido mesmo. Acrescente o fermento e mexa delicadamente. Coloque a massa em uma forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo.
Leve ao forno médio preaquecido (uns 180 graus). O meu ficou no forno cerca de 35 minutos, mas esse tempo pode variar. Espete um palito no bolo e se ele sair limpo, o bolo já está bom. 

Deixe ficar morno, quase frio para desenformar. Desenformar frio é mais garantido para não quebrar.


🔺Receita (II) 

2 copos de açúcar (uso copo de requeijão de vidro, 250 ml)
4 ovos
1 copo de óleo
1 ½ copo de fubá
1 ½ copo de farinha de trigo
200 ml de leite de coco
50 ml de leite
1 ½ colher de sopa (bem cheia) de fermento em pó
Leite condensado (a gosto, para cobertura)

Preparo:

Bater os ovos e o açúcar até ficar um creme mais claro. Acrescentar o óleo, leite, farinha de trigo, fubá, leite de coco e bata por alguns minutos. Acrescente o fermento em pó e misture.

Coloque em forma untada. Observação: se quiser desenformar faça em forma de aro removível, porque o bolo é muito fofinho, se for desenformar em outro tipo de forma o bolo pode se partir.

Leve ao forno até que fique dourado e colocando um palito ele saia seco. Coloque leite condensado por cima (com o bolo ainda quente), e coco ralado se quiser.


🔺Receita (III) 

1 lata de milho verde em conserva
2 e 1/2 xícaras (de chá) de fubá
100ml de leite de coco
1 xícara de leite
50g de coco ralado
3 ovos
2 e 1/2 xícaras de açúcar
2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina
1 pitada de sal
1 colher (de sopa) bem cheia de fermento em pó

Preparo:

Misture o leite de coco, o leite, o coco ralado e o fubá e deixe de molho por 5 minutos. Enquanto isso leve o milho (com o líquido da conserva ou com água) ao liquidificador e bata por 1 minuto. 

Coe esse creme em uma peneira fina, e aperte com uma colher para tirar o máximo de líquido que puder, deixando só os pedacinhos de casca na peneira.
Limpe o liquidificador e coloque o líquido coado nele, coloque também a mistura do fubá, e adicione os demais ingredientes, menos o fermento.

Bata aos poucos e faça uma pausa para mexer com a colher de vez em quando, pois a massa é pesada. Bata por 3 minutos, adicione o fermento e misture delicadamente com uma colher. A massa fica líquida.

Unte com manteiga (ou margarina) uma forma retangular ou redonda, de tamanho médio. Coloque a mistura e leve ao forno à 200ºC, por 30 minutos à 45 minutos. 

Coloque um palito na massa para conferir se está pronta, quando o palito sair completamente limpo retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva.


🔺Receita Extra 

• Fubá: 1 e 1/2 xíc. (chá)
• Farinha de trigo: 1 xíc. (chá)
• Açúcar: 2 xíc. (chá)
• Ovos: 4 unidades
• Óleo: 1 xíc. (chá)
• Leite: 1 xíc. (chá)
• Fermento em pó: 1 colher de sopa
• Erva doce: 1 colher de sopa
• Sal: 1 pitada

Preparo:

Unte com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha de trigo uma fôrma redonda com furo no meio de 23-25cm. Reserve. Preaqueça o forno a 180º.
No copo do liquidificador coloque os ingredientes "molhados" (ovos, leite e óleo) e bata por 5 minutos na velocidade média. 

Enquanto bate, coloque todos os outros ingredientes em uma bacia grande e misture usando um batedor de arame até que fiquem combinados (coisa de 20 segundos). 

Em seguida, despeje os líquidos sobre os secos e mexa até que forme uma massa homogênea. Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até que inserindo um palito no centro do bolo o mesmo saia limpo ( no meu forno foram exatos 30 minutos!). 

Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos ainda na fôrma. Desenforme e delicie-se em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário