sábado, 6 de agosto de 2016

Frango Inteiro assado;



Receita (I)

1 frango inteiro bem lavado (mais ou menos 2 Kg);
200 ml de vinho branco seco ou cerveja;
3 folhas de louro;
5 dentes de alho;
1 colher (sopa rasa) de sal;
100g de manteiga;
6 batatas cortadas em quatro;
3 cenouras cortadas em pedaços grandes
2 ramos de alecrim.

Preparo;


Misture a cerveja ou o vinho com o louro, três dentes de alho picados e metade do sal. Coloque o frango nessa marinada e deixe na geladeira, coberto, por 6 horas (ou durante a noite). 

Depois desse tempo, misture a manteiga com o restante do sal e do alho picado. Solte a pele do frango cuidadosamente para não rompê-la.

Entre a pele e a carne, besunte a manteiga temperada. Ponha o frango em uma travessa refratária grande (ou assadeira) com o peito para cima.

Amarre as coxas com um barbante (para que não abram durante o cozimento). Cubra totalmente com papel alumínio e leve ao forno alto preaquecido (250ºC) por cerca de 15 minutos.

Abaixe o forno para 200ºC e deixe o frango por uma hora. Enquanto isso, dê uma aferventada nas cenouras por cinco minutos. Escorra a água. Reserve.

Depois de uma hora, tire o frango e retire o papel alumínio (com cuidado para não se queimar com o vapor). Acrescente as batatas cortadas e as cenouras e salpique as folhas de alecrim e um pouco de sal.

Leve novamente ao forno por cerca de mais meia hora. Depois desse tempo, vire as batatas e cenouras e mantenha por mais meia hora. Retire o frango e deixe descansar cinco minutos antes de fatiar. Sirva

Nenhum comentário:

Postar um comentário