terça-feira, 5 de julho de 2016

Costela de Boi Assada;

Resultado de imagem para Costela de Boi Assada:

🔺Receita (I)* 

1 peça de 4 kg de costela de boi
6 dentes de alho, fatiados
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
8 colheres (sopa) de mostarda de dijon

Preparo;

Preaqueça o forno a 260 C (bem quente). Com uma faca pequena, faça vários furos na carne. Em cada furo coloque um pedaço do alho fatiado. Tempere a carne com sal e pimenta.

Em seguida, espalhe a mostarda por toda a carne. Ponha a costela em uma assadeira e cubra. Asse por 60 minutos no forno preaquecido. Desligue o forno e mantenha-o fechado por 90 minutos. 

Não abra o forno neste período. A temperatura interna da carne deve variar entre 60 C para carne mal-passada e 68 C para carne ao ponto


🔺Receita (II) 

1 tira de costela de boi de 2Kg, aproximadamente
1 copo de vinho tinto seco
Sal grosso
Pimenta -do-reino preta em grãos a gosto

Preparo;

Moa a pimenta e misture com o sal grosso na proporção de um por dez. Passe esta mistura de sal e pimenta sobre a carne leve ao forno preaquecido. 


Durante o aquecimento pode subir a 250 graus,mas ao colocar a carne (com o osso para cima), reduza para a metade. Nesta temperatura a carne demora de 3 a 4 horas para assar. 

Depois de 1 hora e meia, vire a costela, para que os ossos fiquemm para baixo, e comece a regar lentamente com 1 copo de vinho tinto seco. Depois de 3 horas, comece a testar a maciez, espetando a carne.

Caso você queira mais crocante ainda, quando estiver quase pronta aumente a temperatura para 200C.



🔺Receita (III) 

01 costela de boi inteira de aproximadamente 2,5 a 3 kg limpa e furada
04 dentes de alho
mix de tempero caseiro (alho sal e pimenta)
1/2 xícara de chá de vinagre branco
1/2 xícara de chá de molho inglês
pimenta do reino a gosto

Preparo;

Na véspera, passe um dente de alho partido por toda a carne, parta os dentes de alho restantes em 04 partes e coloque em alguns dos furos realizados na carne.


Tempere a carne com o mix de tempero caseiro (usei 01 colheres de sobremesa de tempero para cada quilo de carne), pimenta do reino moída, o vinagre e molho inglês.

Coloque a carne em um saco plástico e deixe marinado na geladeira por 12 horas (vire o saco algumas vezes para temperar todos os lados). 


No dia seguinte, passe papel alumínio em volta da carne fazendo um envelope, dê umas 5 voltas como papel alumínio, feche um dos lados, coloque a marinada feche o outro lado (bem fechado para o liquido não sair de dentro) e dê mais umas 3 voltas com o papel alumínio na carne. 

Coloque em uma assadeira e leve ao forno a 200º para assar por 6 horas (o tempo é este mesmo). 
Após o período de 6 horas eu abri o papel alumínio e levei ao forno novamente para dourar por 15 minutos de cada lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário