quarta-feira, 1 de junho de 2016

"rôz dtumát" / Arroz de tomate***



"Ora poix" Este e o famoso "rôz dtumát"

🔺Receita (I)


Arroz - 1+1/2 Copos
Cebola - 1
Alho - 2 Dentes
Tomate - 250 gr (sem pele e picado)
Azeite - A gosto
Pimenta - A gosto
Sal - A gosto

Preparo;

1- Num tacho ou frigideira funda põe um fio de azeite e a cebola picada a alourar, quando estiver perto de estar loura, adiciona o alho picado (pôr antes pode queimar o alho).

2- De seguida tira a pele ao tomate (podes queimar se tiveres um fogão com chama, ou escaldar em água quente, ambas as formas tiram a pele do tomate num instante), corta em cubinhos.


*(algumas pessoas gostam de tirar também as sementes, mas para mim não me faz diferença e não se nota nada depois de estar feito, ao contrário das peles) e junta ao refogado.

3- Junta o arroz e deixa refogar por um pouco. Depois junta a água, como foi 1+1/2 copos de arroz então é o dobro de água 3 copos, adiciona sal e pimenta e deixa levantar fervura.

4- Quando tiver a ferver, baixa o lume para médio/baixo, põe uma tampa e deixa cozer em lume brando por uns 15 a 20 minutos (ou o que o pacote de arroz aconselhar) e já está, eu acho delicioso acabado de fazer ou mesmo frio.


🔺Receita (II)

1 copo americano de arroz
1 cebola pequena bem picadinha
2 tomates sem pele bem picadinho (ou 1 lata de tomate pelado em cubos) - quanto melhor a qualidade do tomate melhor o sabor!
1 colher de sobremesa de extrato de tomate
sal, pimenta, paprica e/ou urucu (colorau) a gosto
1 copo e meio de água (ajuste para cozinhar o arroz adequadamente)

Preparo; 

Em uma panela, frite bem a cebola e junte os tomates. Refogue rapidamente e junte os temperos, o arroz cru e a água. Cozinhe ligeiramente em fogo médio, então quando a água baixar um pouco, abaixe o fogo e deixe cozinhando no lume com a panela tampada.

Adicione mais água fervendo caso esteja secando e o arroz esteja durinho.
O ponto certo é quando o arroz está no ponto e suculento (não fica seco)
Acompanha muito bem um bom filé de peixe grelhado e caldinho de limão para acompanhar.


🔺Receita (III)

1 chávena de chá de arroz
2 chávenas de chá de água
2 tomates
Meio pimento encarnado
1 dente de alho
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite
Sal qb
Pimenta qd
1 folha de louro
Coentros para polvilhar

Preparo;

1- Em primeiro lugar coloca-se o azeite num tacho de base larga, juntamente com a cebola picada em pedacinhos pequenos e o alho, também picado. Leva-se a alourar.

2- Em seguida, deve-se preparar os tomates: lavam-se devidamente e retiram-se as peles. Depois cortam-se em pedacinhos pequenos e junta-se ao refogado já alourado.

3- Depois, adiciona-se o louro e o pimento encarnado e deixa-se ferver durante alguns minutos, mexendo sempre até que os tomates comecem a ficar desfeitos.

Após o passo 3, adiciona-se a água previamente fervida, de modo a que o processo de confecção do arroz seja mais rápido. Em seguida, tempera-se com sal e pimenta a gosto.

4- Logo que se encontre a ferver, adiciona-se ao tacho o arroz. Para que se tenham melhores resultados é importante que o mesmo seja previamente lavada várias vezes e escorrido.

5- Após a adição do arroz e assim que levante fervura é importante que se feche o tacho e se deixe cozinhar, em lume brando, durante aproximadamente quinze minutos.

6- Passados os quinze minutos polvilhe com coentros e tape o tacho para que o arroz acabe de cozer, durante cerca de três minutos, e sirva

Nenhum comentário:

Postar um comentário