Friday, May 20, 2016

Bolo de Rolo de Café* 3 Escolhas.

Image result for Bolo de Rolo de CaféInline image 1

Receita (I)

Massa


250 g de açúcar
250 g de manteiga
250 g de farinha
5 gemas
3 claras em neve
Açúcar de confeiteiro para polvilhar a gosto


Calda

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de café instantâneo
1 colher (chá) de manteiga


Preparo Massa

1- Utilizando uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até esbranquiçar. Coloque a farinha e as gemas e continue batendo.
2- Desligue a batedeira e adicione as claras em neve, misturando delicadamente com uma espátula.
3- Coloque a mistura em uma forma de rocambole. Com o auxílio de uma espátula, espalhe bem a massa para que ela fique bem fina. Asse em forno pré-aquecido por 5 minutos.
4- Vire a massa por cima de um pano de prato. Espalhe o recheio pronto e enrole a massa com ajuda do pano. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.


Recheio

Coloque o leite condensado em uma panela. Misture a manteiga e o café instantâneo.
Leve ao fogo, mexendo sempre até descolar do fundo.
Com a ponta dos dedos, veja se a superfície está seca – com muito cuidado para não se queimar. Sirva em seguida.


Receita (II)

250 gr de farinha;
250 gr de manteiga;
250 gr de açúcar;
3 claras em neve
5 gemas
Açúcar de confeiteiro


Recheio

1 colher de chá de manteiga
1 colher de sopa de café instantâneo
1 lata de leite condensado


Preparo Massa

1- Em uma batedeira, coloque a manteiga e o açúcar até que formem uma mistura homogênea e branca. Continue batendo e acrescente a farinha. Com a batedeira desligada, adicione as claras em neve e misture com cuidado. 

2- Coloque a massa em uma fôrma de rocambole e espalhe até que ela fique bem fina. Asse por cinco minutos em forno pré-aquecido. Desenforme em cima de um pano de prato, espalhe o recheio e enrole. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Recheio


Em uma panela, coloque o leite condensado, o café e a manteiga. Mexa a mistura até atingir ponto de brigadeiro, espere esfria e espalhe na massa


Receita (III)

Recheio

1 lata (700 g) de goiabada, grosseiramente picada
1 xícara de água


Massa

250 g de manteiga em temperatura ambiente
1 1/4 xícara de açúcar
6 claras
6 gemas
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar
5 colheres (sopa) de açúcar para polvilhar


Recheio

Coloque a goiabada e a água em uma panela , leve ao fogo e mexa com uma colher de pau até derreter e formar uma pasta. Retire do fogo e deixe esfriar.


Massa

1- Lave bem a tigela da batedeira e os batedores. Bata as claras em neve na batedeira. Junte as gemas uma a uma e bata até ficarem bem misturadas.
Desligue a batedeira e acrescente a farinha aos poucos e o fermento. Mexa delicadamente com uma colher de pau ou espátula de silicone, até que a farinha seja incorporada.
2- Junte o creme de açúcar e manteiga reservado e misture delicadamente com a colher. Reserve.
Vire uma assadeira retangular de 25 x 35 cm de cabeça para baixo e unte e enfarinhe sua base. Com uma colher vá colocando aos poucos a massa, espalhando-a de modo que forme uma camada bem fina e nivelada.
3- Leve a assadeira de cabeça para baixo para assar em forno médio preaquecido, por 10 minutos, não deixando a massa dourar. Fique de olho principalmente nas bordas.
Repita esse procedimento mais 4 vezes, usando mais 4 assadeiras ou limpando a primeira, de modo a conseguir 5 massas finas de bolo.
4- Quando o primeiro bolo assar, retire-o da assadeira ainda quente e coloque em um pano de prato limpo e úmido, polvilhado com meia colher de açúcar cristal.
Enrole o bolo com a ajuda do pano e desenrole rapidamente. Passe o recheio de goiabada com pincel e enrole novamente com um rocambole, apertando bem. Reserve.
5- Tire a segunda forma do forno, coloque em um pano de prato limpo e úmido, polvilhado com meia colher de açúcar cristal. Enrole e desenrole rapidamente o rocambole. Espalhe o recheio de goiabada sobre o segundo bolo.
Peque o primeiro bolo já enrolado e coloque-o em uma das extremidades do segundo bolo aberto. Enrole os 2 juntos, pressionando levemente. Reserve.
6- Repita esse processo com os outros 3 bolos, até formar um rocambole espesso. Quando terminar de enrolar todos os bolos, polvilhe com o que restou de açúcar.
7- Enrole o rocambole firmemente em papel manteiga e tprça as extremidades do papel, como se fosse uma bala. Mantenha em local fresco até a hora de servir. Esse bolo transporta bem enrolado no papel manteiga.

No comments:

Post a Comment