sábado, 28 de fevereiro de 2015

Receita de Creme Brûlée;



🔺Receita (I)

8 gemas de ovos peneiradas
200 g de açúcar refinado
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
1 litro de creme de leite fresco
açúcar cristal para a cobertura de caramelo

Preparo; 

Misture as gemas, o açúcar refinado, a baunilha e acrescente o creme de leite à mistura e misture até obter um creme homogêneo. Leve o creme ao fogo em banho maria e mexa até que o creme forme uma fina camada na colher

Distribua o creme em seis tigelinhas, você pode usar uma peneira para tirar possíveis bolinhas que podem ter se formado. Deixe o creme na geladeira por pelo menos 5 horas.

Coloque açúcar cristal sobre cada tigela e aqueça para formar o caramelo, o ideal é usar um maçarico culinário para dar a consistência ideal do Crème Brulée.


🔺Receita (II) - Banana Brûlée

Você só vai precisar de bananas e açúcar. Nem vai precisar descascar as bananas. Corte cada banana ao meio no sentido do comprimento. Elas devem estar maduras, porém firmes.

Arrume-as em um prato que aguente calor. Espalhe uma camada fina de açúcar nas superfícies cortadas. Queime o açúcar com o maçarico, por alguns segundos, até ficar com cor de caramelo.

Sirva dentro da própria casca da banana. Pode ser servido com canela, sorvete, ou como sua imaginação pedir, mas purinho assim já é uma delícia.


🔺Receita (III) - Creme Brûlée de Chocolate

600ml de creme de leite fresco
75g de chocolate meio amargo
1 colher (chá) de essência de baunilha
6 gemas peneiradas
3 colheres (sopa) de açúcar
85g de açúcar mascavo
Açúcar refinado ou açúcar mascavo para polvilhar a gosto

Preparo; 


Numa panela coloque o creme de leite fresco e o chocolate meio amargo e leve ao fogo baixo até o chocolate derreter (cerca de 8 minutos). Reserve.

Numa tigela grande coloque a essência de baunilha, as gemas, o açúcar, o açúcar mascavo e mexa bem.

unte o chocolate derretido (reservado acima) e com auxilio de uma colher misture até que fique uniforme.

Divida este creme em pequenos refratários e leve ao forno médio preaquecido a 180°C em banho-maria por cerca de 40 minutos ou até que fique firme.

Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira para gelar. Na hora de servir polvilhe açúcar refinado ou açúcar mascavo e caramelize com o auxílio de uma colher de metal bem quente ou um maçarico doméstico.




              Nenhum comentário:

              Postar um comentário